quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reflexões Sobre a Origem do Teatro Brasileiro

Antes de tratar da origem do teatro brasileiro, é preciso entender o que caracteriza um teatro como brasileiro. Essa foi uma questão considerada bastante polêmica durante muito tempo enquanto essa arte estava sendo difundida e fixada no cenário nacional. Nos séculos XVI e XVII não se falava com propriedade sobre teatro brasileiro, a grande dúvida em relação a isso era, o que faz um teatro ser legitimamente brasileiro: A origem do autor, a língua ou a temática? Buscava-se nesse período uma identidade nacional para o teatro.

Hoje em dia essa questão parece ser ultrapassada, é considerado teatro brasileiro toda forma de arte dramática criada no Brasil, ou por autores brasileiros após o teatro catequético dos jesuítas no século XVI, podendo-se ainda incluir este último à definição.
Os estudos parecem se esquecer de que, enquanto as novas formas de teatro vinham de Portugal em navios trazendo os jesuítas que estavam prontos para difundir a religião cristã para os povos indígenas e também aqueles que seriam os novos moradores dessa região (e que já nas navegações faziam o seu próprio teatro), aqui, em nossas terras, já existia uma movimentação que, de alguma forma, pode ser considerada a verdadeira representação de um teatro legitimamente brasileiro, mas que teve sua identidade totalmente apagada pela força da igreja na época.



Voltemos bastante no tempo para pensar um pouco nas origens do teatro ocidental. Existem diversas crenças sobre o nascimento dessa arte. Há pensamentos que acreditam que a origem do teatro viria da dança primitiva, com a descoberta do fogo o homem passa a mudar seus movimento e acompanhar suas sombras em passos que seriam como dança para eles.

Para Aristóteles o teatro é a imitação das ações humanas. Nesse pensamento, podemos ver a origem do teatro com os homens primitivos que imitavam seus atos de caçar (seja como caçador ou caça), pescar, ou até mesmo de guerrear, representando a si e a seus inimigos através de imitações corpóreas. Na Grécia antiga, origem do teatro ocidental que conhecemos hoje, os rituais de adoração aos deuses, principalmente a Dionísio, contavam com músicas, danças e procissões, são os precursores do teatro, que mais tarde, no século VI a.C., passa a existir como manifestação cívico-religiosa nos campos e nas cidades.

Essa volta ao tempo me faz questionar sobre o porquê de a origem do teatro brasileiro estar em Portugal se aqui, nas nossas terras, já havia centenas de manifestações culturais, com tradições, religião e língua próprias. Por que, então, devemos acreditar que a origem do teatro brasileiro é na língua portuguesa? Fazer isso é menosprezar os costumes de nossos ancestrais.

 *Gil Vicente, autor português de grande influência no teatro brasileiro

Obviamente, não podemos nos esquecer que, pouquíssimo da cultura indígena chega a nós hoje em dia, não somente no âmbito do teatro, mas em qualquer outro tipo de manifestação cultural. Isso se dá pela forma como a colonização brasileira foi feita, as crenças e costumes dos nativos foram muito estudados pelos portugueses, porém totalmente renegadas pelos jesuítas brasileiros e, nesse contexto, o teatro entra como grande arma para destruir qualquer forma de pensamento que já existisse aqui antes da chegada portuguesa.

O teatro dos jesuítas tinha como intuito principal catequizar os índios que aqui habitavam. Era um instrumento pedagógico utilizado para, além de transmitir o conhecimento dos dogmas católicos, instruírem índios e filhos de colonos. O principal nome desse tipo de teatro é o de José de Anchieta. Fica claro que há por parte dos jesuítas uma pesquisa sobre as crenças indígenas e em suas peças, Anchieta usa desse recurso para atingir melhor os indígenas.

Reconhece-se, assim, na fala de Ruckstadter, que os jesuítas conheciam as práticas indígenas, mas até os dias atuais, essas práticas não são reconhecidas como uma forma pré-teatral, já que segundo ele, foi Anchieta quem impôs essa prática aos nativos.

As manifestações culturais indígenas são diversas, tem-se conhecimento de que a educação era transmitida em forma de contação de histórias e lendas, as danças e ritos em adoração aos deuses são sabidos por todos, temos, assim, um grande patrimônio cultural deixado pelos nativos, entretanto, parece que nada disso é considerado próximo da origem teatral brasileira. Segundo o Dicionário de Teatro “As Artes da Cena estão ligadas à apresentação direta, não adiada ou apreendida por um meio de uma comunicação (...) Não importando a forma do palco e a relação palco-platéia...” . Assim, podemos concluir que a forma das manifestações culturais dos índios pode ser considerada como Arte da Cena.



Já existia nas terras tupiniquins uma sociedade, mesmo que diferenciada dos moldes do conceito pós-medieval de nação, nascido na Europa. Essa sociedade já era formada com suas crenças, ritos, cultura e língua. Certamente o teatro brasileiro como conhecemos hoje descende muito mais das práticas realizadas pelos jesuítas na tentativa de catequização indígena, todavia, não é correto dizer que as origens do teatro brasileiro encontram-se juntamente com o teatro português ou até mesmo este idioma, fazer isso é descartar completamente a existência de um povo que residia nossas terras antes da chegada dos europeus, é jogar fora sua cultura e crença e assim renegar nossa própria origem. O teatro brasileiro nasce, então, muito antes dessas terras serem chamadas de Brasil, ele nasce concomitante ao momento quando os indígenas nativos sentem vontade de se expressar e de repassar seus conhecimentos, seja através de histórias, músicas ou dança, tudo isso é o teatro, diferente do que conhecemos hoje, mas sem dúvidas aí é onde nossas raízes devem estar.

E Você, já refletiu sobre isso?

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