terça-feira, 27 de abril de 2010

Recortes Sobre o Teatro Brasileiro - Ontem e Hoje


Vocês sabiam que existem atualmente em São Paulo mais de 100 espetáculos teatrais em cartaz? São comédias, dramas, musicais, stand ups e outros gêneros que desses derivam espalhados por toda a capital paulista. No Rio de Janeiro o cenário não é muito diferente, segundo o site do Guia OFF (www.guiaoff.com.br) estão em cartaz cerca de 80 espetáculos teatrais, também dos mais diversos gêneros.

A grande oferta de teatro que existe hoje, sem julgar a qualidade desses espetáculos, é espantosa se compararmos com o cenário teatral do Brasil no passado. Há cerca de 50 anos o teatro no Brasil começa sua real expansão, com a criação dos teatros de grupo como o TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) e pouco mais tarde o Arena e o Oficina. É a época de luta, da ditadura militar, da repressão à forma teatral que buscava sua voz e expressão. Mas muito penamos para chegar até este período.

 

 *A Fachada do TBC atual e nos anos 60.


 Voltando mais 50 anos no tempo, no início dos anos 1900, já havia a comédia de costumes e alguns grupos que apresentavam Operetas, o Teatro de Revista e as Farsas, além da elevação de uma consciência nacionalista.
No entanto, a idéia de se criar um Teatro Nacional, seja em sua forma ou na dramaturgia, vem de antes ainda. A partir de 1830 o cenário do teatro brasileiro passa por modificações, tentamos nesse período nos desvencilhar do teatro Português que ainda estava instaurado nas formas de representação existentes. A busca do nacionalismo do Teatro começa com autores como Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Martins Pena, por exemplo. Com certeza essa foi uma luta muito difícil. O palco anterior a este era de um país onde a única forma teatral existente era usada para catequizar os indígenas ou o teatro feito por colonos, formas totalmente com caráter educativo e religioso.

Percebe-se, então, que não é curta a história do teatro brasileiro até chegarmos hoje nas centenas de peças que podemos assistir a qualquer dia da semana. Um longo trajeto foi percorrido até conseguirmos visualizar o cenário teatral atual. Não podemos ignorar o que aconteceu no passado, pois é este passado que possibilitou o teatro se transformar no que é hoje. Este é o objetivo desta série de matéria que a OPSIS está lançando hoje, mostrar aos leitores recortes do teatro Nacional, mostrar quais foram os percursos seguidos para chegarmos até aqui. Resgataremos a nossa história para tentarmos explicar o que acontece hoje no Brasil.

Toda segunda-feira estará disponível uma nova matéria, deixe sua opinião ou comentários!
Até segunda feira que vem!

2 comentários:

  1. muito legal! estou ansioso pra ver a continuação.

    ResponderExcluir
  2. O teatro é a expressão mais autêntica da verdadeira política do homem, a busca por mudanças.

    ResponderExcluir