segunda-feira, 17 de maio de 2010

E o Teatro chega ao Brasil...

Então, os portugueses chegaram ao Brasil e com eles a idéia de teatro que conhecemos. Mas, como vimos no post anterior, existe uma longa discussão sobre o que seria um teatro realmente brasileiro. Falaremos aqui um pouco da chegada do teatro no Brasil e sua forma primitiva, tentando entender como se manifestava o teatro num Brasil do século XVI onde viviam índios e portugueses com suas diferentes culturas.


Cabe dizer aqui que o descobrimento das Américas trouxe uma grande instabilidade para a Europa, a idéia de Novo Mundo para eles trouxe um grande numero de incertezas. Antes disso o mundo estava pronto, baseavam-se na bíblia mas nela, não apareciam os índios. Cria-se então a idéia de que algo esta fora do lugar e com essa idéia um certo caos. Nesse contexto ressurgem as velhas lendas como o Eldorado, o Sétimo céu e a Fonte da Juventude, por exemplo. Ao mesmo tempo, o descobrimento ajudou também a revolucionar o pensamento científico e também a expandir a economia e a política. Há quem acredite que é nesse período que tem início a globalização mundial!



Porém, o início do mundo moderno trouxe consigo consequências não tão boas assim. Com a expansão do mundo diversas etnias foram dizimadas, o Caribe, por exemplo, foi devastado. E é nesse contexto que chegamos ao Brasil. Os índios aqui não foram devastados, mas grande parte deles foi morta em combates contra os portugueses recém chegados. O teatro aparece aqui num primeiro momento como uma maneira de catequização e instrução dos indígenas. Eram para eles representadas peças que mostravam o quanto sua cultura era ruim aos olhos de Deus e como deveriam fazer para chegar ao céu.

Com o tempo muitas famílias de Europeus vieram morar aqui no Brasil e o teatro vem com eles de navio. Esse tipo de teatro, feito a bordo, era feito para se comemorar datas especiais, havia reprodução da vida e das atividades da sociedade portuguesa. Eram formas de teatro que eram feitas por artistas, mas também por marinheiros e passageiros. Toda essa forma teatral era condenada pela igreja, mesmo se sua temática fosse religiosa.

Após o desembarque, encontramos aqui dois tipos diferentes de teatro, o dos Jesuítas e o dos Colonos. O primeiro era de cunho religiosos e catequético, não só para os índios, mas eram também responsáveis por trazer um contato entre os colonos e a cultura portuguesa, servia como instrumento de moralização. Já o segundo, poderia ser tanto religiosos quanto profano, mas pouco se sabe sobre esse tipo de teatro, já que o que consta é apenas a sua censura.



Constam, do século XVI, 14 autos, 7 diálogos, 2 églogas (formas mais líricas que podem ser encenadas), 1 tragicomédia e 2 peças, em 1561 foi escrita a primeira peça dita brasileira, o “Auto da Pregação Universal” de José de Anchieta.

Então, chegaram os portugueses ao Brasil, mataram grande parte dos índios, catequizaram os nativos, destruíram seus costumes e ainda usaram o teatro como arma para alcançar grande parte de tudo o que queriam, esse é o início do teatro brasileiro! Será:

Semana que vem veremos um pouco mais a fundo como era o teatro Jesuítico a partir de José de Anchieta, aí poderemos discutir um pouco mais se esse tipo de teatro pode mesmo ser considerado arte!

Até semana que vem, então!

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